No Bairro do Aleixo

domingo, julho 24, 2005

Malhão.

Para além de uma dança popular é o nome de uma misteriosa personagem do Bairro do Aleixo. Os incrédulos dizem que é um mito, que ele não existe. Há várias versões sobre ele, umas contradizem as outras e ninguém sabe onde está a verdade.
Na versão que reúne mais consensos, diz-se que ele se esconde nos vãos de escadas à espera dos clientes, que é a única pessoa que consegue vender substâncias nas ruas fora do Bairro, que se disfarça com bigodes, cabeleiras e óculos escuros. Num dia pode ser mulher, no outro pode ser homem. A lua cheia não o afecta. Nunca dorme e come muito raramente. E quem se aproxima dele só o reconhece pelas luvas verdes impecavelmente limpas, que usa sempre.
Durante o Verão ele está mais activo. A meio da noite ouvem-se vozes a chamar por ele. Pessoas desesperadas que correm para fora do Bairro com a voz rouca a gritar ‘Malhão, oh Malhão’. Ele nunca aparece quando é preciso. Não gosta de ressacados. Não responde a ninguém. Estende a mão, dá um pacote e recebe uma nota ou um monte de moedas.
Há também quem diga que veio de outro Bairro para estabelecer um negócio alternativo no Aleixo, para fazer concorrência, que o ar misterioso é uma defesa contra possíveis tentativas de o eliminar do mapa, que tem alguns aliados para o protegerem e espalharem versões contraditórias sobre ele.
No Bairro do Aleixo, acreditamos nesta versão e fazemos todos os esforços possíveis para encontrar este senhor Malhão e pô-lo no seu devido lugar!

3 Comments:

  • Boas

    Eu visito cá o blog porque gosto da forma como escreves, não sou frequentador do Muy Nobre Bairro

    :)

    Abraço

    By Blogger Lasanha, at 11:56 da manhã  

  • Mas devias.
    Até podias trocar algumas impressões com esses senhores de Bruxelas que, nas suas visitas oficiais, não dispensam uma visita aqui ao burgo.

    By Blogger Hélder Sousa, at 5:23 da tarde  

  • Prometo que um dia eu vou aí...

    By Blogger Lasanha, at 5:39 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home