No Bairro do Aleixo

segunda-feira, outubro 17, 2005

O pacote.

Ela segura um cãozinho branco pela trela. Ligeiramente maior que o menino das alianças. Peludo. Com um laçarote vermelho ao pescoço. Veste calças castanhas sujas, uma camisola de lã velha e o cabelo penteado para trás, preso com dois ganchos brilhantes.
‘Ó Amadeu, nem digas isso. Por amor de Deus. Eu não te fazia uma coisa dessas. Há quantos anos é que me conheces. Procura melhor. Foda-se. Juro-te que não fui eu. Tem que estar aí. Procura melhor…. ó Amadeu, vai-te foder. Já me conheces há muito tempo. Eu não te fazia isso!’
O Amadeu enfurecido. Vagamente calvo. Calças de ganga, botas pretas e um casaco a cair pelos ombros. A mão direita a coçar com violência o braço esquerdo. Tem os olhos fixos no chão, mas com dificuldade em se concentrar num só ponto.
‘Não está aqui. Eu deixei cair aqui. O chão não é furado. Que é que queres que eu faça. Tu não viste? Vais-me dizer que desapareceu. Puta que te pariu. Estás a ver o pacote em algum lado?’
Ela a caminhar dois passos para a frente e dois para trás.
‘Foda-se Amadeu. Eu não te fazia isso. Procura melhor. O pacote tem de estar aí. Caralho, Amadeu!’
O Amadeu está desesperado. Vai-se embora a tremer. Não consegue procurar mais. ‘Vai-te foder, grande puta.’
Ela fica parada. Ar sério, mas a fingir.
‘Não te vás embora Amadeu. Procura melhor. O pacote tem que estar aqui.’
O Amadeu foi mesmo embora, foi comprar outro pacote.
O cão continuou a passear, mais agitado pelos gritos.
‘Vai te foder Amadeu. Mete menos branca.’

15 Comments:

  • Fantástico. Dei aulas em Miragaia e isto é reviver tudo mas com um toque de classe e romantismo... É realmente agradável o exercício de equilíbrio que é escrever as coisas de dentro do bairro mas com um distanciamento evidente. Obrigado

    By Blogger AquiJazz, at 9:35 da tarde  

  • Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    By Blogger Roberto Iza Valdés, at 7:37 da tarde  

  • Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    By Anonymous Anónimo, at 1:18 da manhã  

  • Não vivo no bairro mas sou vizinha e confesso que a minha costela de "observadora" me leva muitas vezes à varanda. Estou sempre à espera de assistir a uma cena daquelas tipo Balada de Hill Street. Gosto de apreciar quem sobe e desce ali a rua, de observar e tentar imaginar histórias das pessoas. Agora já tenho dicas.
    Ganhaste mais uma visita.

    By Blogger Eusinha, at 4:58 da tarde  

  • Olá,
    As histórias têm continuado, mas o blogue anda parado. Ao fim de um ano bastante intenso, em matéria de ficções e não só, acho que vou parar por aqui.
    As histórias ainda vão ficara mais algum tempo, não vá haver necessidade de regressar...

    By Blogger Hélder Sousa, at 7:51 da tarde  

  • Absoluto romantismo, bem escrito e profusamente descrito. Mais um vizinho do bairro à olhar pelo olhos do Helder.

    By Blogger Paulo Alves, at 7:52 da tarde  

  • Helder, um segundo depois do meu comentário, dá-nos essa noticias? Nem pense. Continue, foda.se, caralho e puta que pariu.

    By Blogger Paulo Alves, at 7:54 da tarde  

  • Caro Paulo,
    Gosto da vontade com que a solicitação é feita.
    Na verdade não estou com muita vontade de continuar. Se calhar a interrupção é só para umas férias. Já houve outros momentos em que interrompi o blogue e depois retomei.
    Enquanto isso não acontece, há muitos posts para ficar a par da movimentação do Bairro.
    até um dia.

    By Blogger Hélder Sousa, at 6:47 da tarde  

  • Já sobi e desci essas ruas centenas de vezes....agora n!!Saravá!!!!Adorei a descrição é mesmo a realidade de kem sobe e desce essas ruas...espero que tenhas umas boas "férias" e que voltes como uma lufada de ar fresco..inté

    By Anonymous Anónimo, at 12:02 da tarde  

  • eheheehh
    *subi................

    By Anonymous Anónimo, at 12:03 da tarde  

  • aleixo bessa leite á direita no stand parexes parvo oh filhote sao 10 bases e um pacote

    By Anonymous Anónimo, at 3:47 da tarde  

  • Enjoyed a lot! » »

    By Anonymous Anónimo, at 1:06 da manhã  

  • Este comentário foi removido pelo autor.

    By Blogger Unknown, at 7:06 da tarde  

  • Bem Elder as torres têm 13 andares e não 16 e repara melhor nas fotos do bairro porque dizes por aqui no teu blogue que não á janelas virádas para o rio !! Bem ,isto é para rir ? vê la se nos visitas para escreveres por aqui algo de muito mais interessante .
    Aparece o meu nome é Sílvio .

    By Anonymous Anónimo, at 1:06 da tarde  

  • Ola,

    Parabens pelo blog..o Aleixo e um bairro de filme mesmo. Porque nao escrever agora sobre desporto? Tipo observar o Clube Fluvial e seus atletas?? Prometo q la acontece muita coisa tambem ehehehehe

    By Anonymous Ana, at 5:09 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home