No Bairro do Aleixo

sexta-feira, abril 29, 2005

Pedro V.

A lista de canções foi mudando. Consome menos drogas e juntou umas notas para comprar mais discos. De vez em quando entra numa livraria e folheia alguns livros. Gosta especialmente de livros de fotografia. Tentou ler um livro de poemas, porque gostou do nome da autora. Não conseguiu, mas comprou o livro mesmo assim. ‘Há-de servir para alguma coisa. Ofereço-o a alguém.’, pensou enquanto tirava a última nota de vinte da carteira.
A vida para ele não tem sido fácil. Começou muito cedo a fazer trabalhos indefinidos e não qualificados para sobreviver. Desde que eu o conheço já percorreu uma série de actividades que, a serem exercidas dentro da legalidade, dariam muito que falar na repartição de finanças do 6º Bairro Fiscal; já mudou de namorada algumas vezes; já se desintoxicou de livre vontade e sem ajuda profissional duas vezes. Orgulha-se disso, apesar de ter sempre um novo vício.
Qualidade é ires trocando as substâncias. O teu corpo não se habitua a nenhuma verdadeiramente e desenvolve resistências para todas elas. Ficas mais forte!’ Costuma dizer quando explica a sua forma de encarar o consumo de estupefacientes e de outras substâncias. Diz que quando for mais velho, e tiver ganho dinheiro suficiente para não fazer mais nada, se vai dedicar à escrita de um manual sobre ‘Como a coca me libertou da heroína, como os ácidos me libertaram da coca, como o álcool e a marijuana me libertaram dos ácidos e como o amor me libertou de tudo isto!’ Um título extenso, programático, ambicioso. ‘Um título como deve ser!’, concluiu depois de acabar o copo de vinho sobre a mesa. ‘Só me falta o amor para me libertar do resto.’
O Pedro já é uma estrela no Aleixo e ninguém fica indiferente ao efeito que a Primavera e o calor está a ter nele. Mais sorrisos, mais cor e roupa nova. Há quem diga que está prestes a libertar-se de tudo. Há quem diga que o Pedro assim não tem piada. Há quem precise dele no Bairro, envolvido e comprometido.
Ele garante que não pretende mudar de morada, nem mesmo o amor o tirará do Aleixo.

4 Comments:

  • Muito bom blog.

    Abraco, obrigado por me mostrar um bairro onde apenas passei um dia, de manhazinha, sereno, como qualquer outro bairro da cidade... Como dizia, nada de transcendental.

    By Blogger dfrodrig, at 5:07 da tarde  

  • As manhãs normalmente são mais calmas. Começa-se a trabalhar tarde no Bairro. Só visitas frequentes é que permitem um conhecimento mais profundo.
    Volte sempre.
    hs

    By Anonymous Anónimo, at 3:11 da tarde  

  • Helder,tás a falar do Pedro Xangai?Conheces o Savedra?
    Abraços
    dj duck from Nevogilde city near Pasteleira

    By Blogger dj duck, at 6:23 da tarde  

  • Por razões de anonimato não podemos repsonder a estas perguntas...
    O Pedro já existe neste blog há muito tempo. Podes encontrá-lo nos arquivos várias vezes.
    Boas visitas.
    hs

    By Anonymous Anónimo, at 11:19 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home