No Bairro do Aleixo

quarta-feira, abril 20, 2005

Festival Químico

Embora um pouco tardiamente, o Bairro do Aleixo decidiu celebrar o primeiro aniversário da criação da sua imagem mais oficial com uma iniciativa única em Portugal: a primeira edição do Festival Químico – consumo e produção de estupefacientes.
Este projecto tem como objectivo desdramatizar o consumo de drogas químicas entre a população. Do cartaz constam debates, conferências e outras acções culturais. Por exemplo: um seminário sobre ‘O consumo e a produção de drogas sintéticas na Nova Europa’; um encontro com um sociólogo belga onde discutiremos o tema ‘A presença de psico-fármacos nas relações sócio-políticas de uma Europa moderna’; uma conferência, com a presença de euro-deputados, onde se falará do ‘Consumo de cocaína nos corredores do Parlamento Europeu’.
Está ainda prevista a apresentação pública do polémico livro ‘As anfetaminas e o catolicismo moderno’, de um ilustre teólogo romeno com ligações ao Vaticano.
No programa de diversão estão agendadas várias festas, todas elas clandestinas e secretas, e ainda um concurso de pastilhas estimulantes onde será eleito o Químico do Aleixo – 2005. Os concorrentes interessados podem enviar propostas até ao fim do mês do Abril. Os regulamentos do concurso podem ser consultados no Bairro do Aleixo, Torre 1.
A organização do festival, apesar de independente, tem todo o apoio da CMTCONBA. É aliás da Comissão que vem a grande novidade deste festival: uma encomenda especial e exclusiva, a um reconhecido designer de drogas sintéticas inglês, de um ácido para o Bairro do Aleixo.
O designer, que por razões de segurança permanecerá anónimo, já esteve duas vezes no Bairro, onde contactou com o mercado e com a população. Ouviu os anseios de jovens, velhos e mulheres. Colocou questões sobre a segurança no Bairro, sobre as intervenções policiais e sobre as condições de aprendizagem na escola primária. Ficou contente com o que viu, regressou aos seus aposentos no SPA da Boavista, e prometeu novidades para o primeiro dia do festival. A nova droga chamar-se-á, soubemos, Alexius Rosa 0.1. O nome é uma homenagem à maior figura feminina do Bairro do Aleixo, por quem o designer convidado se apaixonou desde a sua primeira visita.
‘Estou muito impressionado com a força desta mulher. Sem o seu sorriso e sem a sua energia este Bairro não seria o mesmo. Estou verdadeiramente enchanté com a sua beleza e com a sua eloquência’, disse-nos antes de se fechar no seu quarto de hotel.
O festival está marcado para a primeira semana de Maio, embora a sessão de abertura esteja dependente do resultado do trabalho do convidado inglês.
Daremos mais notícias quando nos for possível e autorizado.

5 Comments:

  • Está fabuloso... e muito menos deprimente que o post anterior, fico na espectativa de conhecer os mentores desse Festival- suponho que seja uma Equipa White Team - tá optimo

    By Anonymous Anónimo, at 3:32 da tarde  

  • Eu diria uma Equipa Branca, porque no Bairro não se curtem palavras estrangeiras!
    Eu também gostava de os conhecer. Deviam fazer uns cartazes para espalhar na cidade. Todos ao Aleixo, para experimentar o Alexius Rosa.

    By Anonymous Anónimo, at 3:48 da tarde  

  • gostava mt de ver esse festival!!! e o quimico do ano 2005 é...... julio da neta!!! kimico+kimico nao ha. a luta esta muito renhida pelo 2º lugar. um dia destes deviam colocar os resultados das votaçoes..

    By Anonymous Anónimo, at 12:10 da manhã  

  • Infelizmente o Julio da Neta (atenção ás maiúsculas) não concorreu. O melhor não ganha se não concorrer e às nossas instalações nãoi chegou nenhuma prova deste senhor.
    Não duvidamos da classe e do 'know how'´ de ninguém, mas o júri precisa de experimentar.
    Esperamos novidades.
    hs

    By Anonymous Anónimo, at 5:07 da manhã  

  • Festiavl é na torre 1,todos os dias,todas as tardes,todas as noites...
    Abraços e Beijinhos
    dj duck from Nevogilde city near Pasteleira

    By Blogger dj duck, at 6:30 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home