No Bairro do Aleixo

sábado, outubro 23, 2004

Vozes no Aleixo

É fundamental saber ouvir o Bairro. Do recém-nascido – e ainda nascem bebés no Aleixo! – ao reformado, toda a gente tem voz.
À noite, quando a classe trabalhadora descansa e depois do grande comércio fechar as portas, ficam a pairar murmúrios entre as torres. Alguns dizem que são espíritos; outros dizem que são sombras, conhecedoras do Bairro, à procura de objectos perdidos e acontecimentos inesperados; dizem que às vezes são cenas violentas em lugares mal iluminados, jogadores no Café Caetano a disputarem uma partida de sueca ou putos a correrem atrás duma bola no ringue, pessoas que passam tempo e que fogem ao frio no Inverno.
Depois temos as vozes das coisas, das árvores, dos carros abandonados, das seringas espalhadas pelo chão, dos muros, das pratas amarrotadas, das moedas a saltar nos bolsos. A voz da estrada, do asfalto húmido e do asfalto seco. A voz das torres, mais difícil de ouvir e de entender. É preciso estar treinado, ter bom ouvido e muita concentração.
Com tantas vozes é difícil dormir.

2 Comments:

  • Caro Helder Sousa;
    Obrigado pela sua visita a "Amen´s Home Page-O Porto em Fotografia " http://www.amen.no.sapo.pt.
    Parabéns pelo seu Blogg, textos curtos, bem construidos e por vezes até com muita poesia.Sinceramente gostei.
    Quanto á falta de fotografias do Bairro do Aleixo, não é por mal ou até esquecimento, mas o "O Porto em Fotografia" tem como deve compreender um alvo mais abrangente do Porto na sua generalidade mais importante sobre o Porto Histórico, embora reconheça que o Bairro do Aleixo, já começa a fazer História, na vida da cidade e até por representar um importante Bairro Operário.
    Se já deu uma voltinha pelo Porto em Fotografia e gosta do site, dê-o a conhecer aos seus leitores.Em breve,o site vai ser totalmente remodelado e até algumas colaborações sobre velhas ou novas historias(que façam ou tenham feito História nesta nossa cidade, são bem vindas.
    Um abraço do
    António Amen.)

    By Anonymous Anónimo, at 12:07 da tarde  

  • De facto é bastante agradável o 'Porto em Fotografia'. Obviamente que o Bairro do Aleixo não faz parte do Porto Histórico nem das paisagens urbanas que valem a pena ser fotografadas e divulgadas. Tão pouco é um caso único na cidade. Mas é um Bairro de e com pessoas. Estes textos não o bairro nem pretendem mostrar todo o bairro. São ficções, se assim quisermos entender, do Bairro do Aleixo e das pessoas que por lá passam e vivem.
    Espero 'encontrá-lo' por cá mais vezes.
    Obrigado pelo 'Porto em Fotografia'.

    Hélder

    By Anonymous Anónimo, at 1:56 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home