No Bairro do Aleixo

quarta-feira, agosto 04, 2004

Rafael.

Não é um frequentador do bairro e foi tratado como um forasteiro. Vestia calções de Verão e umas havaianas vermelhas. Chorava e suplicava pelo euro e meio que lhe foi roubado. Implorava que o deixassem ir ao Aleixo recuperar as calças e as sapatilhas. ‘Não vais nada ao Aleixo!’ disse um tipo com um ar decidido. Rafael voltou a insistir ‘eu só quero o meu euro e meio. Roubaram-me o euro e meio, carago.’ ‘Nunca mais apareças aqui’. Começou a caminhar em direcção ao Bairro enquanto era vigiado por dois tipos agressivos. Ao fim de vinte metros foi empurrado, caiu e bateram-lhe, primeiro com murros e depois com um cinto. Chorou. ‘Eu só queria o meu euro e meio. Vou falar com a bófia.’ Duas pessoas observavam. ‘Achas que é melhor chamar a polícia ou tentar impedir que lhe batam mais?’ ‘Não sei. Se eles não lhe baterem não temos história para contar’. Continuaram a observar. Rafael foi-se embora a chorar como um menino que se perdeu dos pais num centro comercial.