Uma nova carreira
Hoje o Bairro teve um cliente especial. Conduzia um autocarro de oitenta lugares, vazio. Estacionou onde todos estacionam, desceu ao Bairro, regressou e foi-se embora. Nunca ninguém tinha visto nem o motorista nem o autocarro.
Esta visita fez com que surgissem novas ideias para a promoção regional do Aleixo. Depois de uma feroz discussão entre os retalhistas da torre dois e os pequenos traficantes da torre cinco, chegou-se à conclusão de que o melhor seria nomear um porta-voz para transmitir as novas ideias ao Presidente da Junta de Lordelo do Ouro nas audiências semanais que ele promove e nas quais pretende ouvir a população.
Após várias horas de análises, de gritos e de ameaçadas, o porta-voz nomeado resumiu em poucas palavras o que iria comunicar ao Presidente da Junta: ‘queremos colocar uma paragem de autocarro em frente à porta da primeira torre, a que tem o posto de transformação da EDP ao lado!’ Todos concordaram que essa era a proposta fundamental, mas demasiado simples na sua formulação para ser apresentada ao poder local. Desenvolveu-se então um projecto de concretização desta ideia para justificar o investimento solicitado.
Em primeiro lugar seria necessário criar uma nova carreira, digamos que a número 100, para fazer o percurso entre o Freixo e o Castelo do Queijo sempre pela marginal, apenas com um desvio pelo meio do Bairro, descendo depois as Condominhas e continuando pela marginal. Esta carreira teria três paragens especiais em três pontos estratégicos. E aqui seria necessária a colaboração de outras Juntas de Freguesia e talvez mesmo da Câmara Municipal.
A primeira destas paragens, no sentido Freixo – Castelo do Queijo, seria nas bombas de gasolina perto da ponte D. Maria Pia: uma paragem de 30 minutos; a segunda seria na Ribeira, imediatamente antes ou imediatamente depois do túnel: também 30 minutos; a terceira seria no Aleixo, e aqui, dada a diversidade do mercado, faríamos uma paragem de 50 minutos.
Para além destas seriam estudadas outras paragens normais, apenas para entrada e saída de passageiros.
Também o actual sistema de senhas seria revisto para esta carreira específica, porque nas três paragens especiais os passageiros devem sair e poder voltar a entrar sem ter que usar um novo título de transporte. A sugestão dos moradores vai no sentido da uniformidade europeia nos transportes públicos, ou seja, uma senha para um determinado período de tempo, que seria definido posteriormente.
Esta medida traria vantagens óbvias para todos os intervenientes: a popularidade do Presidente da Junta, ou dos Presidentes, no caso de parcerias com as outras freguesias, subiria consideravelmente; a STCP corresponderia às expectativas de uma classe quase sempre esquecida; o Bairro aumentaria a sua produtividade e a sua imagem na cidade melhoraria; por fim, os utentes, quer dos serviços prestados no Bairro, quer dos transportes públicos ficariam com mais alternativas de transporte, o que corresponde a uma óbvia melhoria da qualidade de vida.
O porta-voz nomeado ficou encarregue de marcar a audiência com o Presidente da Junta e comprometeu-se a elaborar um relatório sobre os resultados da reunião.
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