No Bairro do Aleixo

quarta-feira, setembro 22, 2004

O Bairro do Aleixo vai mesmo mudar de sítio?

O projecto da Comissão foi aprovado por uma clara maioria de votos.
A Comissão convidou vários arquitectos portugueses e norte-americanos para apresentarem propostas para a re-localização do Bairro segundo um caderno de encargos elaborado depois do referendo. A análise dos projectos e a decisão final ficará a cargo de um júri constituído por alguns destacados moradores, homens de negócios e representantes da comunidade feminina e geriátrica do Bairro.
Nos últimos dias notou-se um aumento da boa disposição entre as pessoas. Apesar de o Verão estar no fim, compraram-se fatos de banho, baldes e pás para a areia, havaianas, pranchas de surf, toalhas de cores diversas, protectores solares e outros artigos de veraneio. Tudo isto porque a Comissão não omitiu que o porto de PC fica situado junto a boas praias, boas ondas e bom tempo.
Através de um comunicado aos habitantes a Comissão lançou um apelo e um desafio aos habitantes do Bairro, incentivando-os a serem arrojados e a procurarem novas formas de negócio que possam tirar partido da nova situação: ‘O Bairro não pode ficar fechado sobre si mesmo. Deve ser claro para todos os habitantes que as movimentações no Bairro são sempre controladas e coordenadas pelo departamento de vigilância, mas também devemos ter em conta que podemos tirar partido desta localização para incentivar a visita de cada vez mais gente, seja através de novas actividades ou através de novos produtos. Aumentando a afluência de pessoas, aumentaremos o volume de negócios, aumentaremos o nosso lucro e a nossa qualidade de vida. Vamos abrir bares, restaurantes, lojas de artigos de surf e de desportos radicais. Vamos promover o nosso Bairro.’
Na sequência deste apelo, algumas pessoas reuniram-se informalmente – uma delas foi o Pedro – para estabelecer um plano de comunicação e de renovação da imagem do Aleixo. Com a devida aprovação da Comissão criou-se um slogan de suporte para diversos materiais que serão distribuídos massivamente: ‘TODOS AO ALEIXO – UM NOVO BAIRRO, NOVAS OPORTUNIDADES!’ será a frase que em breve se lerá em t-shirts, cartazes, out-doors, autocolantes, esferográficas, canecas de cerveja… Também está a ser planeada uma campanha nas rádios locais e em alguns canais de televisão por cabo.
O Pedro sugeriu a criação de um sítio na internet. Deu como exemplo o blog criado há alguns meses e falou do sucesso que tem conseguido. Teve carta branca da Comissão para desenvolver o projecto.
Num dos últimos encontros em que falámos sobre isto, consegui convencer o Pedro a voltar a insistir com a Comissão, aproveitando o espírito de elevada auto-estima que existe actualmente no Bairro, para investir na promoção internacional associando os serviços prestados no Bairro do Aleixo com umas férias de sonho junto ao mar. Esperamos apenas a oportunidade certa.